Comprar lubrificantes industriais é um grande desafio para qualquer comprador. Além de ter os conhecimentos básicos sobre o produto, o profissional não pode ultrapassar o orçamento médio da empresa. Junte a isso outras inúmeras atividades que o comprador precisa manter dentro da companhia. Fica quase impossível garantir que a qualidade e o bom preço sejam garantidos no final do mês.
Seguir alguns parâmetros podem te ajudar na hora de solicitar um orçamento sem que nenhum critério seja deixado de lado.
Veja as dicas abaixo para criar seu check-list de orçamento para lubrificantes industriais.
Especificações técnicas que os lubrificantes industriais devem ter
Para começar, conte com a ajuda de um aplicador. Ele deve ter vasto conhecimento técnico e saber todas as especificações necessárias que um lubrificante deve ter para atender o maquinário da empresa. Crie uma tabela com essas especificações, grifando o grau de importância de cada uma delas e, se estiver em falta, por qual característica técnica ela pode ser substituída.
Faça uma lista de marcas de lubrificantes industriais
Com as especificações técnicas em mãos ficará mais fácil encontrar as marcas que podem te atender.
No atacado é possível encontrar uma grande variedade de marcas, inclusive muitas que você nunca deve ter ouvido falar.
Nesse ponto você também pode contar com a ajuda do aplicador, ele deve ter diversas marcas para te indicar. Na sua lista, classifique as marcas em ordem, começando pelas melhores.
Quando for solicitar os orçamentos, peça aos vendedores que te indiquem marcas que podem substituir as que você listou, caso elas estejam em falta. Se você não souber que marca pode substituir outra, ou seja, ser similar você pode consultar essa nossa tabela de similaridade industrial.
Preço não deve ser decisivo
No departamento administrativo ou de compras existem metas que devem ser alcançadas. Garantir o preço mínimo nas compras é uma delas, porém, nem sempre o menor preço de compra é o que vai proporcionar menor custo para a empresa.
Lubrificantes industriais de má qualidade podem oferecer baixo investimento no momento da compra, mas no futuro, depois de algumas aplicações, ele pode causar danos aos maquinários e fazer com que a empresa tenha mais despesas. Nesses casos, o melhor é trabalhar com as melhores marcas, mas manter uma relação com um atacadista específico. Tornando-se um cliente fiel você poderá negociar descontos e até solicitar amostras dos produtos.
Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores
Escolha fornecedores que possam garantir a entrega dos produtos que você precisa no prazo da sua cotação. Certifique-se de ser uma empresa sólida e idônea, com um estoque com grande volume e variedade de produtos. Normalmente se um fornecedor vende marcas reconhecidas é porque ele atende os requisitos solicitados pelas mesmas. Agilidade no envio do orçamento e um bom atendimento da equipe comercial já é um bom indicativo de que o fornecedor não irá te deixar na mão.
Comprar o lubrificante industrial correto e com preço bom não é uma tarefa fácil, mas você não pode abrir mão da qualidade. Sempre que o orçamento estiver apertado, converse com seu fornecedor e veja o que ele pode fazer para que a relação entre as duas empresas não seja quebrada.
Qual é a sua maior dificuldade com a compra de lubrificante industrial? Deixe seu comentário abaixo que nosso time de especialistas responderá e assim ajudaremos mais compradores com esse desafio.
Comentar este post