A Motorlub foi vencedora do Grande Desafio Total promovido pela Total Lubrificantes do Brasil, e no final do mês de Março nosso Diretor Fábio Sardi, foi para a Ilha de Córsega na França para participar da 4º Etapa do Campeonato Mundial de Rali WRC, conhecida também como Tour de Corse.
O Mundial de Rali WRC
O Campeonato Mundial de Rali WRC é composto por trechos cronometrados e os carros largam com um intervalo de 5 minutos entre eles, quem faz o percurso em menor tempo vence o trecho.
Nosso diretor estava junto com a Equipe da Citroen que conta com o maior número de títulos do WRC são oito no total, a equipe é composta por 60 membros: pilotos, engenheiros, mecânicos e corre com dois carros.
A Total é um dos patrocinadores da equipe e os carros correm com o Óleo Total Quartz que oferece ao motor mais proteção em temperaturas extremas como frio e calor intensos.
O maior desafio dos corredores são as estradas de montanhas estreitas e sinuosas que muitas vezes são delimitadas de um lado por uma face de rocha e o outro uma queda íngreme no mar.
Outro ponto de atenção é em relação ao asfalto áspero e abrasivo as equipes trabalham com quatro tipos de pneus: macio, duro, de chuva e de neve.
São duas categorias, a principal RC1 com carros com motor de 1.6 litro turbo com a potência de 380 cavalos, porém os carros são limitados a 198km/h e andam em trechos de asfalto e de terra.
Apesar do super motor, a parte mais sofisticado dos carros é a suspensão e a tração que é 4×4 com diversos tipos de ajuste. A transmissão é de sete marchas sequenciais e os pilotos utilizam o freio de mão para fazer as curvas.
O WRC serve de laboratório para os fabricantes de veículos pois os carros são expostos às mais rigorosas condições climáticas e de pista, fornecendo assim dados importantes para o desenvolvimento de motores e outros componentes.
Comentar este post