Como Trocar o Elemento do Filtro de Ar.
por Fábio S. Sardi
O filtro de ar está para o motor como um escudo, uma barreira de proteção que o protege das partículas e impurezas contidas no ambiente, que em geral tem grande poder destrutivo, agindo como abrasivo.
Este equipamento, o Filtro de Ar, é composto pela caixa ou estrutura, elemento filtrante, e as mangueiras de ligação. Geralmente chamamos o ‘‘elemento filtrante’’ de ‘‘filtro de ar’’, mas como vimos, filtro de ar é todo o conjunto de filtragem.
O conjunto de caixa e mangueiras tem vida útil similar à do veículo, e a manutenção se dá sempre pela troca do elemento filtrante, que nada mais é que um emaranhado de fibras, com poros de tamanho padronizado e ajustado para que nenhuma partícula prejudicial ao motor possa passar.
A seguir, veremos um passo a passo para a boa execução da troca do elemento do filtro de ar:
Abertura da caixa do filtro
Observe que alguns veículos exigem a remoção de componentes para se chegar até a caixa do filtro de ar. Tenha cuidado ao retirar as presilhas de fixação, pois o plástico onde estão encaixadas pode se encontrar quebradiço.
Remoção do elemento antigo e limpeza da caixa
Remover o filtro antigo evitando derrubar impurezas dentro da caixa. Em seguida limpe a caixa, de preferência com um aspirador de pó, e em seguida com um pano úmido. Aproveite para inspecionar possíveis trincas na caixa ou rupturas na mangueira.
Instalação do novo elemento
Instale o novo elemento no sentido correto. O encaixe deverá ser perfeito e a caixa deverá se fechar facilmente.
Finalização e teste de vedação
Após a montagem da caixa, verifique se tem algum componente a ser remontado ou fio a ser conectado. Ligue o motor e observe na caixa do filtro se tem algum zumbido ou assovio que possa indicar uma passagem de ar falsa através de alguma fresta, indicando montagem incorreta.
Curiosidades & Cuidados
• Num motor a gasolina, a cada litro de combustível consumido, 15.000 litros de ar passam pelo filtro, e num motor a diesel, este volume é ainda maior, da ordem de 22.000 litros. Por estes números, podemos ter ideia da grande quantidade de contaminantes que ficam retidos nas fibras do elemento filtrante.
• Não se deve abrir um filtro somente para inspeção, pois a cada abertura, partículas invadem o sistema. Portanto, abrir somente quando for efetivamente trocar o filtro.
• Não é recomendável passar ar comprimido no elemento do filtro, pois este procedimento provoca rompimento das fibras do papel e abre passagens para as partículas.
• Existem milhares de modelos de elementos do filtro de ar. Certifique-se de ter o modelo correto em mãos, utilizando-se de tabelas de aplicação dos fornecedores.
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