A DIVERSIDADE NO MUNDO DOS LUBRIFICANTES
Por Fábio S. Sardi
Há tempos atrás, a vida de quem trabalhava com lubrificantes era bem fácil. Bastava ter em estoque um único tipo de lubrificante para motores a gasolina e outro para motores a diesel. O comerciante não passava aperto. Era muito fácil entender do assunto, pois modelos como Fusca, Corcel, Opala, Fiat 147 e similares, não eram muito exigentes com a lubrificação. Existia também uma única espécie de produto para caixas de câmbio, outra para rolamentos e outra para sistemas hidráulicos.
Acontece que, para se obter avanços importantes em economia de combustível, emissão de poluentes e confiabilidade, foi necessária uma grande evolução do óleo lubrificante. A indústria automobilística passou então a tratar o lubrificante como um componente de engenharia.
Foi quando uma parceria estratégica surgiu com a indústria do petróleo. A partir da década de 1980, iniciou-se uma verdadeira revolução, envolvendo pesquisas e estudos sobre a aplicação da química fina no desenvolvimento de lubrificantes.
Desta nova abordagem sobre o mundo dos lubrificantes, nasceu uma gama incrível de viscosidades e especificações. Vendedores e aplicadores tiveram que se adaptar as novas exigências, buscando conhecimento para a indicação correta dos produtos.
Para os motores de alguns veículos atuais, existe a preocupação de se criar o lubrificante ideal, atendendo características muito específicas, que fazem toda a diferença na performance e durabilidade projetada para aquele modelo. Hoje, algumas montadoras possuem especificações próprias para lubrificação. É o caso da Volkswagen, com as especificações 501.00, 505.0, da BMW, com o LL-01, LL-04, da Mercedes-Benz, com o 228.1, 229.3, e muitas outras.
Para não errar, é preciso estar consciente de que a aplicação correta depende de informação. Para isso, o comerciante deve se atualizar, o pessoal de vendas precisa conhecer os modelos e a indicação, e os estoques de lubrificantes devem ser mais amplos. É bom lembrar que a informação precisa sempre está no manual do veículo.
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