A manutenção preventiva dos maquinários é essencial para garantir a qualidade da produtividade na empresa, ou seja, manter equipamentos e máquinas em perfeito funcionamento é evitar que uma produção precise ser interrompida.
Infelizmente, nem todos gestores pensam dessa forma e acabam deixando a manutenção preventiva de lado. Atitudes como a troca de lubrificante industrial incorreto, de má qualidade ou no tempo errado pode causar diversos problemas para a indústria.
No artigo de hoje, listamos apenas 5 problemas causados pela falta de manutenção nos equipamentos e máquinas industriais. Veja se você está correndo algum desses riscos:
Redução da vida útil dos equipamentos industriais
Um equipamento que não passa por manutenções periódicas só vai apresentar sinais de que suas peças precisam ser trocadas quando todo seu funcionamento está desgastado. Quando isso acontece, é quase impossível recuperar a máquina e a empresa acaba por ter que trocá-la por uma nova. Com isso, a frequência na troca dos equipamentos acaba sendo maior. Uma máquina que poderia trabalhar por 10 anos, sem a manutenção terá uma vida útil de no máximo seis.
Fazendo manutenções preventivas nas máquinas, como trocar o lubrificante industrial quando o fabricante recomenda, podem proporcionar maior vida útil para os equipamentos. Se você não faz ideia se está ou não na hora de trocar o óleo do equipamento, pode solicitar uma análise de óleo lubrificante para essa verificação. Essa análise costuma ter um investimento pois necessita que um técnico especializado se desloque até a indústria e faça a coleta do óleo e conferência dos equipamentos, mas aqui na Motorlub nós facilitamos este benefício para quem se torna nosso cliente, entre em contato para entender como fazer isso.
Queda na qualidade dos produtos fabricados
Máquinas que não funcionam corretamente são incapazes de garantir excelência em seus processos, o que acaba ocasionando erros de produção. Se o produto não sai como esperado na primeira linha, será necessário produzir uma nova demanda e aí o custo aumenta consideravelmente.
Risco a segurança dos funcionários
A segurança dos funcionários pode ser colocada em risco enquanto eles trabalham com máquinas que não passam por manutenções regulares. Equipamentos com problemas podem sofrer sobrecargas elétricas, explodir, soltar peças, enquanto estiverem em uso e oferecer risco à integridade física dos colaboradores da empresa. Um lubrificante industrial de má qualidade, por exemplo, pode causar explosões e reações alérgicas fortíssimas em quem manuseia o equipamento.
Maior demanda de trabalho
Quando uma máquina quebra e não pode manter sua operação, a qualidade da produção cai e o número de produtos entregues também é prejudicado. Para que a empresa mantenha o ritmo de trabalho e alcance suas metas, a demanda de trabalho precisa aumentar. Funcionários fazem horas extras e novos funcionários são contratados, aumentando assim a demanda de trabalho e as despesas da empresa.
Aumento de custos
Todos problemas citados acima acabam levando a empresa para o que possa ser o maior de todos: o aumento dos custos.
A perda de produção, por causa de máquinas paradas, a troca de máquinas que deveriam durar mais tempo, a queda na qualidade dos produtos produzidos, equipes que precisam parar seus trabalhos ou aumentar suas cargas horárias para garantir que os produtos sejam entregues e acidentes com funcionários, por causa do prazo de troca do lubrificante industrial, são apenas alguns dos problemas que podem aumentar consideravelmente os custos de uma empresa.
Procedimentos que podem parecer simples aos olhos de quem não é especialista, como por exemplo investir no lubrificante industrial indicado, vai reduzir o desgaste das peças, diminuir as perdas causadas pelo atrito, garantir que o maquinário opere com segurança e que as atividades sejam mantidas dentro do cronograma de trabalho ideal para a empresa.
Não coloque sua empresa em risco. Comece a planejar a manutenção dos equipamentos agora mesmo. Caso tenha dúvidas de como trocar ou como comprar lubrificantes industriais entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.
Comentar este post