COMO TROCAR O FILTRO DE ÓLEO
O fitro de óleo tem papel fundamental para garantir que o lubrificante chegue limpo e isento de partículas, em todos os pontos do motor. Por este motivo, atua como uma lixeira, onde todo o particulado, borras e oxidações serão acumulados, durante sua vida útil. Muito importante acompanhar esta vida útil através dos registros de quilometragem, pois filtros de óleo não permitem inspeção. Caso um filtro extrapole a vida útil, seu elemento filtrante começará a oferecer restrição ao fluxo de óleo, causando uma pressão interna no filtro, o que ocasionará a abertura de uma válvula de segurança, por onde passará o óleo, e junto com ele, todas as impurezas acumuladas no interior do filtro durante muitos quilômetros.
Verifique se todas as ferramentas necessárias para a troca do filtro, estão a disposição. Em geral, além da chave para soltar o bujão de drenagem do óleo, uma chave de cinta (para sacar o filtro), que também pode ser de corrente, um pedaço de lixa ferro 100 e pano de limpeza que não solte fiapos. Não se esqueça dos EPI’s, que neste caso devem ser óculos, camisa de manga longa, botina e luvas.
Após a drenagem do óleo, solte o filtro utilizando a chave cinta ou corrente. Utilize a ferramenta apenas para soltar o filtro, e termine de removê-lo com as mãos.
*Alguns veículos podem exigir a desmontagem de algum componente para se ter acesso ao filtro de óleo.
*Atenção com as superfícies aquecidas, em especial a tubagem do escapamento.
Ao remover o filtro, verifique se o anel de vedação do mesmo também saiu. É muito comum que o anel de borracha do filtro velho fique aderido ao motor, e não saia junto com o filtro, levando a uma nova montagem com duas borrachas, que certamente vazará, em alguns casos após a liberação do veículo, o que pode provocar a quebra do motor.
Com o filtro removido e a borracha checada, o próximo passo é a verificação do pino-rosca do filtro de óleo. Nos filtros blindados, o filtro é rosqueado pelo seu centro, a um pino-rosca, que por sua vez está rosqueado ao bloco do motor. Este prisioneiro deve estar com metade do seu comprimento rosqueado ao motor e a outra metade ao filtro. Caso não esteja assim, precisa ser ajustado. Em algumas situações, este pino-rosca pode sair totalmente junto com o filtro, no ato da remoção.
Chegou a hora de colocar o novo filtro. Dependendo da posição de instalação do filtro, e sempre que possível, este deve ser completado com óleo lubrificante novo, o mesmo da nova troca, antes de ser instalado. Fundamental nesta etapa, é aplicar óleo lubrificante na junta de vedação do novo filtro, para que deslize ao ser apertada, e não “arrepie”, se moldando corretamente com a base do motor. Rosqueie o filtro sempre manualmente até encostar na base.
Esta é a hora do aperto, que não deve ser feito com ferramenta, pois a ferramenta pode danificar o novo filtro. A maneira correta de apertar é com a lixa. Com o filtro encostado, envolva a superfície externa do mesmo com a lixa, considerando a parte abrasiva em contato com o filtro e a parte não abrasiva em contato com a sua mão. Feito isso, aplique toda a força manual que puder, sempre bem apoiado para conseguir um melhor resultado.
Verificações: O filtro já está instalado e apertado, mas o serviço não terminou. Agora é a hora da verificação final, a fase mais importante do processo. Com o óleo colocado, dê a partida no motor, mantenha a marcha lenta e verifique se a luz de óleo se apagou. É imprescindível que a luz se apague em até 40 segundos após a partida. Se o filtro estiver em lugar acessível, longe de correias ou escapamento, coloque a mão sobre o mesmo com o motor ligado, e tente perceber se este começa a se aquecer, sinal de óleo circulando por seu interior. Faça também uma minuciosa verificação visual de vazamentos. Não pode haver nenhum tipo de vazamento, seja esguichamento ou gotejamento.
O que pode dar errado: Luz de óleo que não se apaga: Em alguns casos, a bomba de óleo do veículo pode estar fraca, e não tem potência suficiente para encher o novo filtro, expulsando o ar ali presente. Este é um caso para intervenção mecânica, com a troca da bomba.
Fazer a manutenção do carro de maneira correta é fundamental, parabéns pelo blog.